Diante das várias dúvidas e questionamentos sobre a saúde do município, a Secretária de Saúde de Araioses, Aila Freitas, participou… [ … ]
4 de maio de 2021
Diante das várias dúvidas e questionamentos sobre a saúde do município, a Secretária de Saúde de Araioses, Aila Freitas, participou da Sessão Ordinária desta terça-feira (04) da Câmara de Vereadores de Araioses, sob a presidência do Vereador Luis Fernando – Luisão.
A Secretária de Saúde de Araioses, Aíla Freitas, destacou o que a Gestão Municipal da Prefeita Luciana Trinta encontrou ao receber o município da gestão passada, dessa forma foram elencados desafios e dificuldades, como também o trabalho que vem sendo realizado para retirar as inadimplências do município.
Em resumo, Aila Freitas respondeu a todos os questionamentos dos vereadores e vereadoras presentes de forma contundente, com muita personalidade e entendimento do assunto, sem fugir de nenhum e mostrando que realmente sabe o que é saúde pública, tendo em vista ter sido funcionária pública por mais de 35 anos com passagem pelo Ministério da Saúde.
Foram destacadas as dificuldades em encontrar médicos para postos de saúde como o das Ilhas Canárias, destacou também o caso do Posto de Saúde de João Peres II, onde o mesmo encontrava-se impossível de realizar qualquer tipo de procedimento.
A Secretária enalteceu o trabalho do coordenador de imunização Rodrigo Araujo pelo excelente profissionalismo e dedicação na área, e que sua equipe já conta com 03 veículos para intensificar a imunização no município contra covid-19.
Ocorreu também o questionamento dos mais de 4,6 milhões que foram destinados ao combate ao covid-19 em Araioses em 2020, via Governo Federal para a Prefeitura, se havia ficado algum recurso em caixa para 2021, mas a Secretária de Saúde esclareceu à todos que não ficou recurso financeiro para o combate ao covid-19 em 2021, sendo o mesmo utilizado por completo pela gestão anterior em 2020.
A Secretária também foi questionada sobre a transição entre a gestão anterior e a atual, sendo que a mesma deixou bem claro que não ocorreu como de fato diz a Lei e os munícipes acabam sendo prejudicados, pois segundo a mesma, receber a secretaria municipal de saúde sem papel algum é prejudicar a população, além disso o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) não foi informado devidamente ao final da gestão anterior, acarretando diversos problemas ao município que impactam diretamente nos serviços oferecidos aos cidadãos.
Por fim Aila disse que os postos de saúde estarão sendo abastecidos com medicação e pediu a colaboração de todos os vereadores para uma ampla frente parlamentar de Araioses na região convocando as Câmaras das demais cidades para unir forças, pois dessa forma nossa região estará mais fortalecida para buscar por mais recursos via Governo do Estado.
A Secretária Aila mostrou amplo conhecimento na área, sendo que mesmo com as dificuldades que encontrou juntamente com a prefeita, tem feito o que pode para elevar os indicadores do município.
Djair Prado
0 Comentários