Polícia Federal deflagra operação de combate a fraude de licitações no MA — Foto: Divulgação A Polícia Federal cumpriu na… [ … ]
12 de janeiro de 2021
Polícia Federal deflagra operação de combate a fraude de licitações no MA — Foto: Divulgação
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (12), em São Luís, três mandados de busca e apreensão como parte da 79ª Fase da Operação Lava Jato, denominada “Vernissage”. Cerca de 70 policiais federais e dez auditores fiscais participam desta fase da operação.
Durante as investigações da Operação Lava Jato, foi identificada uma organização criminosa, que fraudava licitações mediante o pagamento de propina a altos executivos da Petrobras, bem como a outras empresas a ela relacionadas, como a Transpetro. Petrobras e Transpetro foram vítimas dessa organização criminosa.
O então diretor da Transpetro, no período de 2003 a 2014, estava entre as indicações políticas do grupo investigado que dividia os altos cargos da Petrobras e afiliadas. A suspeita é de que os contratos celebrados pela Transpetro com algumas empresas teriam gerado, entre os anos de 2008 e 2014, o pagamento de mais de R$12 milhões em propinas para o grupo criminoso.
Após o recebimento desses valores, muitas vezes pagos em espécie, eram realizadas várias operações de lavagem de capitais para ocultar e dissimular sua origem ilícita, especialmente, através da aquisição de obras de arte e transações imobiliárias.
Entre valores declarados ao Fisco e os de mercado, praticados nos leilões em Galeria de Arte, a diferença é de 167% a 529%.Em operação anterior, na residência do investigado, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300%.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Segundo a Polícia Federal, há indícios de crimes de corrupção, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Além de São Luís, estão sendo cumpridos também mandados de busca e apreensão em Brasília, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e São Paulo.
G1 Ma
0 Comentários