TUTÓIA – O estudante Pietro Felix de Araújo, de 13 anos, que mora em Tutóia, município a 325 km de São… [ … ]
24 de julho de 2023
TUTÓIA – O estudante Pietro Felix de Araújo, de 13 anos, que mora em Tutóia, município a 325 km de São Luís, ganhou destaque ao conquistar medalha de bronze na quarta edição da Copernicus, a Olimpíada Internacional de Matemática. Pietro foi o único representante do Maranhão e do nordeste a participar do evento, que ocorreu na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, em 11 de julho.
A competição, de alcance global, reuniu 500 alunos de 23 países, organizados pela Copernicus Olympiad, e foi dividida em grupos, de acordo com a escolaridade dos participantes, abrangendo desde o terceiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
Pietro, atualmente cursando o 8º ano do ensino fundamental, participou da Categoria III, destinada a alunos com habilidades específicas em matemática, na qual conquistou a cobiçada medalha de bronze. O resultado da prova foi divulgado no dia 12 de julho.
Emocionado com sua conquista, Pietro compartilhou suas impressões sobre o evento. “Meu sentimento é de muita felicidade. Eu não imaginava conquistar uma medalha em minha primeira competição internacional, porque a prova estava muito difícil e eu estava competindo com as melhores pessoas do mundo na matemática”, afirmou.
A trajetória de Pietro rumo ao sucesso na Olimpíada Internacional de Matemática começou em abril deste ano, quando obteve sua vaga por meio de uma seletiva on-line. Representando a delegação brasileira, composta por 33 alunos de diferentes estados, ele competiu em diversas categorias com estudantes de todo o mundo.
Além do desempenho na Copernicus, o maranhense demonstra uma notável habilidade nas ciências exatas desde 2021, colecionando medalhas em diversas Olimpíadas Internas e Nacionais, tais como a Matific, Matemática sem Fronteiras, ONC, e mais recentemente, a Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Graças a essa conquista, Pietro já assegurou sua classificação para a edição da Copernicus na modalidade de Astronomia, que vai ocorrer em janeiro de 2024, na cidade de Houston, também nos EUA.
Patrick Araújo e Renata Araújo, pais de Pietro destacam a importância da parceria entre aluno, escola e família no desenvolvimento acadêmico do estudante.
“A experiência que o Pietro viveu o motivou a focar ainda mais nos estudos e serve de exemplo para outros alunos buscarem sempre o conhecimento através da educação, como o principal caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional”, diz Patrick.
Para Renata, mãe de Pietro, o diferencial está no treinamento, foco, constância e determinação, além de reconhecer a relevância da escola ao incentivar e apoiar a participação dos alunos em olimpíadas educacionais.
Com seu talento brilhante e dedicação notável, Pietro Felix é uma inspiração para a comunidade estudantil de Tutoia e um exemplo do potencial dos jovens brasileiros no cenário internacional das olimpíadas acadêmicas.
Via: Imirante
0 Comentários