antibiótico© Fornecido por Catraca Livre O desenvolvimento de antibióticos foi uma das maiores descobertas da medicina moderna. Mas o uso generalizado e impróprio… [ … ]
15 de maio de 2024
O desenvolvimento de antibióticos foi uma das maiores descobertas da medicina moderna. Mas o uso generalizado e impróprio desse medicamento pode reduzir sua eficácia e causar danos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amoxicilina e ácido clavulânico são os antibióticos mais utilizados em todo o mundo. Mas você sabe como e quando utilizá-los
Os antibióticos são medicamentos utilizados para combater infecções bacterianas, como infecções na garganta, pneumonia bacteriana e infecções do trato urinário. Eles atuam na eliminação das bactérias ou impedindo seu crescimento.
Os antibióticos são eficazes apenas contra infecções causadas por bactérias, e NÃO têm efeito sobre outras formas de infecções, como aquelas causadas por vírus, fungos ou parasitas.
São exemplos:
Existem vários motivos principais pelos quais suas refeições e bebidas podem afetar seu tratamento com antibióticos.
Alguns alimentos podem afetar a forma como o medicamento é absorvido, tornando-o, assim, menos eficaz.
Além disso, certos alimentos podem aumentar a probabilidade de efeitos colaterais, como dores de estômago.
E o outro problema é que os antibióticos podem alterar a microbiota intestinal (o equilíbrio das bactérias no intestino), eliminando bactérias nocivas e benéficas.
Então, as escolhas nutricionais podem diminuir o impacto sobre as bactérias benéficas e diminuir a probabilidade de efeitos colaterais como diarreia.
Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, podem interferir na absorção de certos tipos de antibióticos, como tetraciclinas e fluoroquinolonas.
É recomendável evitar consumir esses produtos até algumas horas antes ou depois de tomar o antibiótico.
De acordo com o guia da FDA (a agência de saúde dos Estados Unidos) que alerta sobre interações perigosas entre medicamentos e alimentos, é desaconselhado combinar produtos que contenham cafeína com medicamentos que contenham teofilina (usados no tratamento de asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica).
Isso se deve ao fato de que as substâncias presentes nesses produtos podem se sobrepor, aumentando a toxicidade do medicamento e intensificando os efeitos adversos, como taquicardia e agitação.
Alimentos ácidos, como frutas cítricas, tomates e sucos cítricos, podem causar irritação no trato gastrointestinal e diminuir a eficácia de certos antibióticos.
Por isso, também é aconselhável evitar consumir esses alimentos em grandes quantidades durante o tratamento com antibióticos.
O consumo de álcool pode interferir na metabolização de alguns antibióticos, tornando-os menos eficazes ou aumentando o risco de efeitos colaterais.
Alimentos ricos em vitamina K, como vegetais de folhas verdes escuras, podem interferir na ação de certos antibióticos, como os anticoagulantes. Por isso, é importante manter um consumo moderado desses alimentos quando estiver tomando antibióticos.
Como os antibióticos podem interagir com outros medicamentos, é importante informar o seu médico se você também toma outros medicamentos.
Os antibióticos podem interagir com alguns anticoagulantes e antiácidos (remédios para azia), por exemplo.
Alguns antibióticos podem tornar as pílulas anticoncepcionais menos eficazes.
Então é importante consultar informações detalhadas sobre como usar um antibiótico específico na bula. Se não tiver certeza de como tomá-lo corretamente, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Os efeitos colaterais mais graves podem incluir:
via: msn.com
0 Comentários