Na manhã desta sexta-feira, 08/11, a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS-SEDE, realizou uma importante palestra para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social).

O BPC é um benefício da Assistência Social, no valor de um salário mínimo concedido mensalmente às pessoas idosas e/ou com deficiência que não tenham meios de garantir a sua própria sobrevivência, seja por conta própria ou mesmo com o apoio de sua rede familiar. 

A importância dessa palestra reside no fato de que em 2016 e 2017 a legislação que disciplina o benefício de prestação continuada foi objeto de diversas alterações, tanto mediante a edição de Decretos quanto de Portarias feitas pelo Poder Executivo. Essas alterações trouxeram mudanças quanto aos critérios de concessão, obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Único sob pena de os beneficiários terem seus benefícios bloqueados ou mesmo cancelados. Preocupado com a situação dos beneficiários e solicitantes do benefício, o CRAS SEDE em parceria com a APAE, trouxe essa temática para discussão com a população de Araioses. Tanto no sentindo de dar esclarecimento acerca dos recentes bloqueios e cancelamentos, como orientação a possíveis novos beneficiários.

A palestra que foi proferida pela Psicóloga do CRAS Ana Beatriz Laurindo Souza e contou com o apoio da Assistente Social Bruna Elis de Carvalho Gomes, teve como principais temas abordados: O que é o Cadastro Único, como solicitar o BPC, principais requisitos, obrigatoriedade de inscrição atualizada no Cadastro Único, Grupo familiar do BCP, Documentos e formulários necessários. Os participantes interagiram com a palestrante com perguntas sobre o tema onde foram respondidas em tempo real por ambas as profissionais.