Ocorreu em nossa capital São Luís no último dia 30/07/2019, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o seminário estadual para implantação do Serviço de Inspeção Municipal Sim.

Estiveram presente no evento várias autoridades do Estado, prefeitos, ministério público, representantes de órgãos de fiscalização sanitária estadual e secretários de agricultura de vários municípios do estado.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro acompanhado do técnico da AGED Chico Sabino representaram o município de Araioses.

Com o tema: Serviço de Inspeção Municipal “O caminho para o desenvolvimento agropecuário e a garantia de alimentos seguros à população”, a FAMEM realizou o evento no intuito de promover e fomentar a pequena produção pecuária e agrícola.

“O município deve criar a opção de registro de estabelecimentos para absorver a matéria-prima e transforma-la em produtos certificados, que possam serem legalmente comercializados, além de proporcionar que os estabelecimentos registrados  no Sim possam propiciar a participação dos pequenos produtores rurais nos programas de inclusão social como PAA, PNAE e outros etc. É preciso que se entenda que a criação, estruturação e funcionamento desse serviço, não é um mero cumprimento legal, mas sim o primeiro passo para promover o crescimento real da pequena produção pecuária e agrícola, pois o produtor tendo a certeza que terá para onde escoar e vender seus animais ou matéria-prima, seus produtos agrícolas a um preço justo, então o mesmo terá a possibilidade de investimentos em suas atividades, . No ano passado apresentamos esse projeto  para o prefeito Dr. Cristino que de imediato encaminhou para Câmara de Vereadores para apreciação e votação. Em dezembro de 2018 foi votado e logo sancionado pelo prefeito. Então já temos a lei, o decreto e agora é só montarmos a  equipe para treiná-la e colocar mais um serviço a disposição da população”, informou o secretário Ivanildo Ribeiro.