Uma comitiva representando o município de Araioses comandada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento Ivanildo Ribeiro e representantes dos marchantes estiveram na última quarta-feira dia 05/06 visitando as instalações do Frigorifico Garcia de propriedade do empresário Beto Garcia que fica localizado na cidade de Tutoia.

Como é sabido pela população, os matadouros existentes no município foram interditados pela justiça através de uma denuncia feita pelo Ministério Público Estadual na última sexta-feira dia 31/05, ficando proibido o abate de animais de grande porte em todo território do município de Araioses e Água Doce do Maranhão. Os dois municípios não dispõem de matadouros adequados dentro das exigências das leis sanitárias. Com isso a Gestão Municipal de Araioses foi em busca junto a iniciativa privada de uma solução para sanar o problema da população que está sofrendo com a carne bovina e dos marchantes e donos de açougues que precisam trabalhar para ganhar os seus sustentos.

“Estamos aqui buscando resolver esse problema junto a iniciativa privada porque é a unica solução de comum acordo com os marchantes aqui presentes para garantir que a população possa ter uma carne de qualidade, procedência, certificação e também uma segurança para os nossos marchantes e donos de açougues poderem trabalhar com segurança, pois aqueles açougueiros que forem trabalharem com carne clandestina, ou seja, sem procedência, os órgãos fiscalizadores vão estar fiscalizando. O município vai estar fazendo sua parte, buscando recursos para darmos esse suporte . Estamos também tratando de garantir a matança dos bois dos criadores da região. Vamos esta discutindo essa logística com eles para tratarmos essa situação”, afirmou o secretario Ivanildo Ribeiro.

O Prefeito Dr. Cristino vai na próxima semana a São Luis para tratar junto aos órgãos do Estado sobre o assunto para instalação de um entreposto aqui no município.

A Prefeitura de Araioses através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento está trabalhando para garantir carne bovina com qualidade, procedência e certificação na mesa da população.