Na manhã de hoje (05/06) no dia Mundial do Meio Ambiente as UBS de Barreiras e UBS do Nova Conceição juntamente com seus ACS’s, realizaram uma caminhada com os profissionais de Saúde para conscientizar a população sobre Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya e os riscos da doença.

Em seguida ocorreu um mutirão de combate ao mosquito através Vigilância Sanitária e Ambiental.

O mutirão ajuda a eliminar muitos focos, durante o verão o Aedes Aegypti se reproduz rapidamente. Esteja atento a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo.

O mais importante foi o reforço na conscientização da população, aonde os profissionais distribuíram folders educativos, sacos de lixo e orientaram aos moradores o combate a proliferação do mosquito, bem como atendimento adequado para todos os casos de suspeita de dengue, a população deve ajudar a manter quintais limpos e livres de acúmulo de água parada.

“Esse mosquito se multiplica muito rápido. Estamos conscientizando os moradores para cuidarem de suas casas e serem parceiros neste trabalho. Mesmo com muita divulgação, muita gente ainda não tem noção das conseqüências negativas para toda a comunidade se os cuidados não forem tomados”, disse Barbara Beltrão, coordenadora de Vigilância Sanitária/Ambiental.

Além do Mutirão, a Vigilância Ambiental continua com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) durante o ano todo.

Estiveram presentes os Enfermeiros (as): Caroline Filha e Taysa Carvalho, Coordenadores (a): Ana Lays Brandão (Saúde da Mulher), Bárbara Beltrão ( Vigilância Sanitária/Ambiental)e Luís Fernando (Atenção Básica), Agentes comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE)

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Araioses