A Prefeitura Municipal de Araioses, através da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Atenção Básica, coordenador Luis Fernando e coordenador adjunto Luís Sampaio, estão realizando durante todo o mês de junho as nas UBS’s ações sobre Controle de Diabetes e da prevenção através de medidas educativas e saudáveis.

“O intuito da Atenção Básica é levar esses erviços no mês de junho a todas as UBS’s do município, na tentativa de alertar para essa doença que é cronica”, disse Luis Fernando.

As UBS’s de São Paulo e Giquiri realizaram atividades voltadas para Diabetes e Hipertensão arterial.

A enfermeira Klacira e sua equipe em Giquiri realizaram uma ação voltada ao controle do diabetes enquanto que a enfermeira ANNY SANNY em São Paulo com suas equipe realizaram atividades com gestantes voltadas ao tema aleitamento materno, hipertensão e diabetes.

É a Prefeitura de Araioses, Prefeito DR. Cristino e Secretária de Saúde Sandra Fontenele trabalhando a cada dia para levar saúde à população.

Saiba quais são os principais sintomas da diabetes!

A diabetes tipo 1, caracterizada pela baixa liberação de insulina no organismo, apresenta como sintomas sede em excesso, urina frequente, cansaço e fraqueza e perda de peso. Ela atinge, geralmente, crianças e adolescentes, mas pode também ser diagnosticada em adultos.

A diabetes tipo 2, caracterizada pelo mau uso da insulina pelo organismo ou pela não produção da substância, apresenta os seguintes sintomas: visão turva, fome exagerada, formigamentos no pé, infecções frequentes e má cicatrização de feridas. Este tipo atinge com maior frequência pessoas em fase adulta, mas pode ser diagnosticada também em crianças e adolescentes.

É recomendado que o paciente visite periodicamente a unidade de saúde mais próxima e agende consultas para monitorar os níveis de glicose no sangue e dar sequência ao tratamento. Em caso de dúvidas, procure a equipe médica mais próxima.