O Dia D da vacina contra a gripe é realizado pela Prefeitura de Araioses por meio da Secretaria de Saúde através da Coordenação de Imunização neste sábado (04) com a mobilização de postos de saúde do município de Araioses para melhorar a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose.

Quem deve tomar a vacina?

As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
  • Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

A Coordenadora de Imunização de Araioses Lucianne Veras e a Secretária de Saúde Sandra Fontenele acompanharam os atendimentos em postos de Saúde durante o dia D.

A campanha segue até 31 de maio. O Ministério da Saúde alerta que é importante receber uma nova dose anual porque a composição da vacina muda de acordo com o vírus circulante.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que a compõem e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde.