Com o tema “Democracia e Saúde”, a Prefeitura Municipal de Araioses, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorreu hoje 24 de abril na Escola Tudes José Cardoso. A conferência contou com presenças do Prefeito Dr. Cristino, Secretários Municipais, de moradores, representantes das Associações, Pastorais, Igrejas e Servidores da saúde.

A realização da VI Conferência Municipal de Saúde de Araioses antecede as etapas estadual e nacional, caracterizando-se como um processo de ampla participação social. A secretaria de Saúde destaca que a conferência se configura como um fórum legítimo de discussão, que visa mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito de todos e de todas, além de fortalecer a participação e o controle social no SUS com ampla representação da sociedade.

Durante a realização do evento além de uma grande palestra da Médica Drª. Ivanete Beltrão, também foram debatidos o tema central e seus respectivos eixos temáticos, através de mesas temáticas, comandadas pelos técnicos da secretaria municipal de saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Além disso, ocorreu a formulação de propostas e diretrizes que foram elaboradas em Grupos de Trabalho e aprovadas na Plenária Final.

“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Araioses, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”, afirma a Secretária de Saúde Sandra Fontenele.

É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).