Ocorreu mais um mutirão do glaucoma, parceria entre Prefeitura de Araioses por meio da Secretaria de Saúde e Governo do Estado.
O mutirão foi voltado principalmente ao grupo de diabéticos e hipertensos, que de certa forma com o tempo o glaucoma pode desenvolver um dos sintomas é a pressão alta nos olhos .
A cada três meses o município em parceria com o Estado e o hospital do olho realizam essa parceria trazendo a equipe do Estado para melhoria na saúde da população.
O Prefeito Dr. Cristino junto com a Secretaria de Saúde estão trazendo melhorias e aos poucos evoluindo cada vez mais com recursos, programas, novidades para implementar a saúde para a população.
Além de consultas e exames específicos, a ação realiza a distribuição de medicação gratuita, quando necessário, e encaminhamento para tratamento. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também detecta e trata outras patologias da visão, como catarata.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. É uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho. Não tem cura, porém o tratamento a base de colírio, distribuído gratuitamente no mutirão, em grande parte dos casos, evita a progressão da perda da visão.