Com o tema “Pesquisas Científicas e seus Desafios”, foi realizado nos dias 25 e 26 de maio o II Seminário de Pesquisa e I Encontro de Iniciação Científica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Araioses. Foram realizados minicursos, palestras e roda de conversa.

Durante o evento, foram discutidos aspectos atrelados aos desafios da pesquisa científica no Brasil, entre eles, a importância da iniciação científica na formação acadêmica e para o futuro profissional. No dia 25, foram realizadas palestras sobre o tema com os professores Jaaziel de Carvalho Costa (Universidade Federal do Piauí – UFPI) e Fabrício de Sousa Sampaio (IFMA). Também ocorreram os minicursos “Elaboração de Projetos de Pesquisa”, com o professor Luis Mesquita de Sousa Filho (IFMA), e “Produção de Artigos Científicos”, com o professor Franck Ronyelle de Sousa Lima (IFMA).

Evento teve a participação de estudantes do IFMA e da comunidade de Araioses.

No segundo dia do evento, houve a roda de conversa “Uma ou duas coisas sobre pesquisa”, com os professores André Wallas da Silva Sousa, Sílvia Mônica Moura Lima, Liana Eida Marques dos Reis, Lívia Maria Rosa Soares e Helder Araújo de Carvalho. O seminário foi encerrado com a palestra “A Importância da Iniciação Científica na Formação Acadêmica e para o Futuro Profissional”, do professor Luis Mesquita de Sousa Filho (IFMA).

O evento teve 164 pessoas inscritas, incluindo alunos do IFMA/Araioses e a comunidade geral. As inscrições foram gratuitas. Estudantes representaram 75% dos inscritos (Figura 1). Entre eles, 43,9% eram pertencentes à Educação Básica (Figura 2).

Figura 1. Profissão dos inscritos no evento.

 

Figura 2. Formação Acadêmica dos inscritos no evento.

O evento foi organizado por André Wallas da Silva Sousa (Coordenador do Prjeto), Luis Mesquita de Sousa Filho, Liana Eida Marques dos Reis, Silvia Mônica Moura Lima, Franck Ronyelle de Souza Lima, Fabrício de Sousa Sampaio, Lívia Maria Rosa Soares e Helder Araújo de Carvalho.

ASSCOM