Serviços de prevenção e tratamento do glaucoma são oferecidos pelo Governo do Estado. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão ocular, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual. Quando não tratado, pode levar à cegueira. Com o objetivo de intensificar a busca ativa e prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o Mutirão do Glaucoma em 20 municípios das regiões de Balsas e Pinheiro.

Nesta quinta-feira (19), as equipes médicas do Mutirão do Glaucoma atenderão em Feira Nova do Maranhão, pela manhã, e Balsas, pela tarde. Nesta quarta-feira (18), os atendimentos começaram por Carolina e Riachão.

“O mutirão do glaucoma amplia a assistência à população realizando os atendimentos próximo das pessoas. É uma estratégia que busca prevenir, tratar e acompanhar o paciente, garantindo total cuidados com a saúde ocular”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A ação será realizada também em Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Formosa da Serra Negra, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes, Fortaleza dos Nogueiras, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Félix de Balsas, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico do Maranhão e Guimarães.

Atendimentos

O mutirão realiza consultas e exames específicos para detecção do glaucoma, bem como de outras patologias da visão, como catarata. Para os casos positivos, é feita distribuição de medicação gratuita. Durante a ação, também é feito o acompanhamento dos casos diagnosticados em edições anteriores.

Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Segundo especialistas e autoridades de saúde, a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o Glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intra-ocular e impedem o avanço da doença.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos, devendo procurar o mutirão para consulta.

Atendimento Mutirão do Glaucoma
Quarta-feira (18)

MANHÃ
Carolina – Hospital Municipal de Carolina

TARDE
Riachão – Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Monte Sinal (Praça do Chafariz)

Quinta-feira (19)

MANHÃ
Feira Nova do Maranhão – Unidade Mista Luso Rocha

TARDE
Balsas – Hospital Regional de Balsas

Sexta-feira (20)

MANHÃ
Alto Parnaíba – Hospital Municipal de Alto Parnaíba

Apicum-Açu – Unidade Mista Nossa Senhora de Fátima

TARDE
Tasso Fragoso – Estratégia de Saúde da Família

Bacuri – Centro de Saúde Irmã Clara

Sábado (21)

MANHÃ
Formosa da Serra Negra – Colégio Antônio Manuel

Serrano do MA – Hospital Municipal Neredes Rodrigues

TARDE
Nova Colinas – Posto de Saúde Cândida da Silva Rego

Cururupu – Secretaria Municipal de Saúde

Domingo (22)

MANHÃ
São Pedro dos Crentes – Centro de Saúde Maria Libânia

Porto Rico do Maranhão – Unidade Mista de Porto Rico/Hospital

TARDE
Fortaleza dos Nogueiras – Unidade de Saúde José Novato

Guimarães – UBS Bom Samaritano

Segunda-feira (23)

MANHÃ
Sambaíba – Unidade de Saúde Josefa Brito

TARDE
São Raimundo das Mangabeiras – UBS Alice Farias

Terça-feira (24)

MANHÃ
Loreto – Secretaria Municipal de Saúde

TARDE
São Félix de Balsas – UBS José Piauí