Como representante político da população na esfera municipal, o vereador exerce o poder de legislar, mas também o de fiscalizar as ações do prefeito.

Na função de legislar sobre a cidade, os vereadores aprovam as leis que regem a vida dos cidadãos, como transporte coletivo, coleta de lixo, manutenção de vias públicas e fiscalização sanitária, dentre outras. No trabalho cotidiano, aprovam ou rejeitam projetos de lei, produzem decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres e requerimentos além de fiscalizar as ações do prefeito e secretários.

Embora algumas das funções de vereador tenha sido citadas acima há também uma que pode ser feita muito bem que é a de BUSCAR!

Quando se falar BUSCAR o sentido que quero dizer é buscar recursos para o município, pois vereador é o representante do povo, então esse representante assim como o prefeito e o vice prefeito também podem buscar recursos para o município.

Então procurem seus deputados, suas lideranças estaduais e federais para angariar recursos para o município e mais, SE NÃO QUEREM QUE VENHA RECURSOS VIA PREFEITURA procurem associações e\ou ONG’s para que o recurso venha e seja aplicado no município, pois não é difícil nem impossível, é apenas trabalhoso, mas o que parece é que quem tem mandato não quer ter esse trabalho de se deslocar até a capital maranhense e buscar recursos para o município, e sendo repetitivo, se não querem de forma alguma que venha recursos para o município através da prefeitura então procurem associações e\ou ONG’s que o recurso vem!

Porém é muito mais fácil FALAR, FALAR, FALAR, DISCURSAR e estar presente em manifestações para dizer que esteve presente, do que ir buscar recurso para o município.

Não se preocupem que EU reconheço o trabalho social feito por determinados vereadores (as) em nosso município e que em mais de 15 anos tem realizado projetos que são bem vindos e que contribuem de forma bastante significativa com Araioses, abrangendo até cidades vizinhas e isso que deveria servir de exemplo para outros parlamentares, na verdade não tem o devido reconhecimento dos seus pares!

Vamos a exemplos bem simples: a MA que vai do povoado Placas até a sede do município; porque uma comissão de parlamentares do município não se desloca até São Luis para falar com o Secretário de Infraestrutura do Estado ou até mesmo o governador ? O prefeito já fez isso, mas será que os parlamentares não percebem que pelo bem do município podem fazer a mesma coisa? Outro exemplo prático é o Rio Magu onde há um falatório enorme que está morrendo as nascentes…..porque não fazer a mesma coisa? Ir até São Luis e falar com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e com o próprio Governador? Vamos agora avançar um pouco mais: porque os parlamentares que tem seus deputados estaduais ou federais que tem força politica na capital e em Brasília não marcam com SECRETÁRIOS DE ESTADO, MINISTROS, PRESIDENTES OU REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS ESTADUAIS OU FEDERAIS e levam carências e demandas do município acompanhados de nossos vereadores?

Tenho certeza que a população iria aprovar e bater palmas para quem fizesse isso, pois O COLETIVO ESTARIA SUPERANDO O INDIVIDUALISMO, e o oportunismo daria espaço ao solidarismo!

Então vamos aproveitar os deputados estaduais e federais que estão chegando em nossa cidade e vamos fazer além de pedir pra si, vamos pedir para a cidade ou melhor vamos fazer além disso: vamos cobrar o voto que os mesmos tiveram em 2014 no município, vamos pesquisar na internet a lista de todos que tiveram voto e que foram eleitos e vamos cobrar benefícios para o município!

Vamos deixar o EU SOZINHO e correr atrás de benefícios para ARAIOSES seja via PREFEITURA ou VIA ASSOCIAÇÃO OU ONG’S.