in

Caxias: Vacinação contra a Febre Amarela é levada a servidores

Nessa sexta-feira (16), os servidores municipais tiveram a oportunidade de se imunizarem contra a Febre Amarela na sede da Prefeitura de Caxias. O trabalho de vacinação foi realizado por uma equipe da Vigilância Epidemiológica do Município.

Além de funcionários públicos de algumas secretarias, pessoas da comunidade também aproveitaram a ocasião para receberem informações sobre como devem se prevenir.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus e transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Os servidores públicos: Fernando Henrique, Jackson Silva e Antonione Santos destacaram a importância da vacinação.

“A gente tem que se prevenir sempre de todas as doenças. Essa é mais uma Campanha boa, é uma oportunidade que a gente tem de está se vacinando, então é importante se prevenir sempre”, destacou Fernando Henrique, servidor municipal.

“Muitas pessoas já morreram por causa dessa doença no Brasil, depois, passou-se um período em que as pessoas achavam que estávamos livres e, recentemente, teve casos no Sudeste. É importante que a gente vacine para que esse mal seja evitando. Mesmo que tenha ocorrido pras bandas do Sudeste, mas é importante que a gente aqui do Nordeste comece a se cuidar”, explicou Jackson Silva, servidor público.

“A vacinação é de suma importância, porque os malefícios dessa doença aqui são terríveis. Para a Malária o tratamento é mais suave, já para Febre Amarela, tem muitos efeitos colaterais”, lembra Antonione Santos, servidor público.

Embora o Nordeste e o Maranhão não sejam áreas de risco, as vacinas contra a Febre Amarela já estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde, como explica Ducilene Gomes, agente do serviço da Vigilância Epidemiológica.

“Nós temos vacinas em todos os postos. A pessoa tem que tomar a vacina para se prevenir. Está tendo esse surto em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, então a gente tem que se prevenir, quanto mais se prevenir melhor”, disse Ducilene Gomes, agente de serviço da Vigilância Epidemiológica.

A prevenção contra a Febre Amarela deve ser feita para evitar sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixa d’agua, latas e pneus contendo água são ambientes ideais para a proliferação. É importante que todas as pessoas evitem acúmulo de água parada em recipientes destampados.

Outra observação é que se devem tomar as medidas de proteção individual, como a vacinação, principalmente para aquelas pessoas que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

Avatar

Written by Djair Prado

Graduando em Administração pela UFPI, atuando na consultoria de RH, Marketing e Projetos. Presidente da Associação de Basquete Araiosense.

Preço da gasolina nos postos tem 1ª queda em 14 semanas, diz ANP

Casos de dengue caem 74% no Maranhão