Nessa sexta-feira (16), os servidores municipais tiveram a oportunidade de se imunizarem contra a Febre Amarela na sede da Prefeitura de Caxias. O trabalho de vacinação foi realizado por uma equipe da Vigilância Epidemiológica do Município.

Além de funcionários públicos de algumas secretarias, pessoas da comunidade também aproveitaram a ocasião para receberem informações sobre como devem se prevenir.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus e transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Os servidores públicos: Fernando Henrique, Jackson Silva e Antonione Santos destacaram a importância da vacinação.

“A gente tem que se prevenir sempre de todas as doenças. Essa é mais uma Campanha boa, é uma oportunidade que a gente tem de está se vacinando, então é importante se prevenir sempre”, destacou Fernando Henrique, servidor municipal.

“Muitas pessoas já morreram por causa dessa doença no Brasil, depois, passou-se um período em que as pessoas achavam que estávamos livres e, recentemente, teve casos no Sudeste. É importante que a gente vacine para que esse mal seja evitando. Mesmo que tenha ocorrido pras bandas do Sudeste, mas é importante que a gente aqui do Nordeste comece a se cuidar”, explicou Jackson Silva, servidor público.

“A vacinação é de suma importância, porque os malefícios dessa doença aqui são terríveis. Para a Malária o tratamento é mais suave, já para Febre Amarela, tem muitos efeitos colaterais”, lembra Antonione Santos, servidor público.

Embora o Nordeste e o Maranhão não sejam áreas de risco, as vacinas contra a Febre Amarela já estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde, como explica Ducilene Gomes, agente do serviço da Vigilância Epidemiológica.

“Nós temos vacinas em todos os postos. A pessoa tem que tomar a vacina para se prevenir. Está tendo esse surto em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, então a gente tem que se prevenir, quanto mais se prevenir melhor”, disse Ducilene Gomes, agente de serviço da Vigilância Epidemiológica.

A prevenção contra a Febre Amarela deve ser feita para evitar sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixa d’agua, latas e pneus contendo água são ambientes ideais para a proliferação. É importante que todas as pessoas evitem acúmulo de água parada em recipientes destampados.

Outra observação é que se devem tomar as medidas de proteção individual, como a vacinação, principalmente para aquelas pessoas que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.